Conheça a Ágil Cursos

  • Quem Somos

    A Ágil Cursos é uma nova proposta de formação profissional, idealizada por profissionais com mais de 26 anos de experiência, que já formou e encaminhou mais de 26.000 alunos e possui cerca de 30 colaboradores.

  • Em que acreditamos

    Acreditamos que o aprimoramento constante é fundamental para o nosso crescimento e evolução profissional. Por isso oferecemos alternativas para você se destacar no mercado de trabalho e aumentar seus ganhos através de uma estrutura moderna, professores altamente qualificados e atendimento diferenciado.

  • Proposta Pedagógica

    Oferecer preparação através de técnicas de aprendizado objetivas para pessoas com diferentes idades, sonhos e vontades, que tenham em comum a vontade aprender. Analisamos os resultados obtidos de cada aluno incentivando a busca de soluções eficientes e funcionais.

Entre em contato

03/09/2020

Tecnologia da Informação: Backend e Frontend e campo de trabalho

A explosão de tecnologias e novos produtos digitais tem impulsionado a carreira de profissionais de Desenvolvedor Junior.

Com a expansão do mercado de tecnologia, que esse ano deve crescer 10,5% no Brasil, o campo de atuação do desenvolvedor também cresceu e hoje é uma das áreas que concentra a maior oferta de vagas e melhor colocação profissional, sem contar que o mercado de trabalho é um dos menos atingidos pela crise dos últimos tempos. 

 

Aposto que você já parou para pesquisar um pouco sobre a área da programação e deve ter ouvido falar dos termos frontend e backend. Mas o que isso significa? Existe mais de uma área no mundo da programação? E sim, existe!

 

Existem diversos tipos de programação e profissionais, como é o caso de cientistas de dados, desenvolvedores mobile, analistas de banco de dados, entre outros.

 

Nesse post, vamos focar em duas grandes áreas do mundo do desenvolvimento: desenvolvedor frontend e backend

 

Os profissionais frontend, programam para o usuário, e os de backend, programam para o servidor.

 

Para entender melhor, vem com a gente!

 

Programadores Frontend: Possuem a preocupação em desenvolver soluções focadas no uso do cliente, ou seja, na criação de telas que serão usadas pelos usuários. É comum que esse tipo de profissional desenvolva aplicações focadas em usabilidade, design e interação.

 

O desenvolvedor frontend faz um trabalho estético que entrega modernidade e facilidade a quem usa o sistema.

 

Geralmente, as linguagens de programação mais comuns usadas por esses profissionais são: HTML (linguagem de marcação); CSS (linguagem focada em criação de estilo); JavaScript (responsável pela criação de interações, animações, uso de lógica, etc).

 

Além disso, um bom profissional de frontend também pode ter conhecimentos estéticos de Design, o que torna as aplicações mais atraentes e confiáveis, e claro, pode aumentar o salário do programador de front end. Um exemplo da importância disso são pesquisas recentes que apontam o design como o principal fator de confiança ou desconfiança sobre a segurança de um site.

 

Com a popularização do marketing digital e o aumento da geração de tráfego das empresas, cada vez mais corporações têm se preocupado em também melhorar suas as taxas de conversão, ou seja, levar o usuário a realizar alguma ação específica dentro de um site (como comprar ou registrar-se).

 

Principalmente em e-commerces e soluções digitais, as páginas precisam ser construídas com objetivo de gerar mais vendas e engajamento do usuário.

 

Alguns sinais que você pode se interessar por esse tipo de área:

  1. Você gosta de design e criação de telas
  2. Você é uma pessoa que se preocupa com estética
  3. Também reconhece a importância da Usabilidade, afinal, não adianta ser bonito se não for fácil de usar
  4. Aptidão com Marketing também mostra uma tendência maior ao Front-End para criação de pequenas aplicações que podem aumentar as taxas de conversão

 

O que faz um desenvolvedor backend: ele é responsável pela interação com bancos de dados, registro de informações e envio delas para que o frontend mostre os resultados. É um trabalho mais voltado aos bastidores.

 

Todo tipo de aplicação que necessita do registro de informações precisa de um profissional que tenha um conhecimento sobre essa área.

 

As linguagens de programação mais usadas são: PHP, Node.Js, C# e Java

 

O profissional de backend tem que se preocupar principalmente com a segurança da informação de um sistema; a velocidade da entrega e processamento das informações; a criação de uma lógica feita de forma correta para que a aplicação consiga executar da melhor maneira possível.

 

Alguns sinais que você é um profissional que gostaria mais de trabalhar com backend:

  1. Você gosta de criar estruturas lógicas
  2. Segurança é algo com que você se preocupa
  3. É do tipo de pessoa que gosta de Banco de Dados
  4. É do tipo de pessoa que gosta da interação entre os dados e a criação da estrutura do sistema

 

Quais são as áreas de atuação no mercado de trabalho para programação?

Há espaço em várias áreas, como grandes empresas de software, departamentos de TI corporativos e empresas de serviços. Esses profissionais também podem atuar como consultores e autônomos para pequenas e médias empresas. Além de trabalhar em grandes corporações, também há espaço no meio acadêmico, por exemplo, para a realização de pesquisas. Ou seja, há um leque grande de oportunidades.

 

Faça parte desse mundo de tecnologia! Nosso curso é 100% prático e presencial e você aprende com profissionais renomados e com anos de experiência.

 

Saiba mais sobre nosso curso Desenvolvedor Junior

Últimas Notícias

Av. Independência, 572  •  
Centro  •  CEP 14010-210  •  
Ribeirão Preto, SP

Ligue para Ágil cursos:
(16) 3329-6011

2024 ágil cursos  •  aprender e evoluir